Lucio Massafferri Salles* (Pragmatismo Político)
O mundo traz à memória, hoje, dia 9 de maio, os 78 anos que celebram a vitória sobre o nazifascimo (1945). Na Rússia e em outros países celebra-se hoje o acontecimento em que as tropas do Exército Vermelho da URSS obrigaram o exército nazista de Adolf Hitler a se render, após encurralá-lo em Berlim. Havia um acerto para que a data da rendição fosse a de 9 de Maio (1945). E, de fato, a rendição foi assinada no fim da noite de 8 de maio. Mas, jornais do Ocidente se anteciparam e no mesmo dia 8 de Maio anunciaram a queda do exército de Hitler.
Com aproximadamente 48 milhões de mortes, essa guerra deixou cicatrizes enormes e duras lições. Para além do ato da rememoração, seja dia 8 ou 9 de maio celebrando o triunfo sobre o nazifascimo, a memória sempre servirá para se manter desperta a atenção. É preciso não esquecer e olhar o hoje e à frente, para que nada do horror passado venha a se repetir.
Leia aqui todos os artigos de Lucio Massafferri Salles
Leia também:
O poder das linguagens sobre as psiquês se encorpou
Comunicação e psicologia das massas na geopolítica da internet
Artefatos semióticos e catarse do riso nas guerras híbridas
*Lucio Massafferri Salles é filósofo, psicólogo e jornalista. Doutor e mestre em filosofia pela UFRJ, especialista em psicanálise pela USU. Criador do Portal Fio do Tempo (YouTube).
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!
O post A memória de 9 de maio de 1945 apareceu primeiro em Pragmatismo Político.