Guilherme Mendes, Congresso em Foco
O senador licenciado José Maranhão (MDB-PB) morreu na noite desta segunda-feira (8), em São Paulo, aos 87 anos. Maranhão estava internado há 71 dias por conta de complicações da covid-19.
Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, ele deixa três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima).
O político estava em seu segundo mandato no Senado e era presidente do partido na Paraíba. O falecimento foi confirmado pela assessoria do senador, que foi governador da Paraíba três vezes, vice-governador, deputado constituinte, deputado federal e deputado estadual – onde começou sua carreira política, em 1955.
José Maranhão chegou a ter seus direitos cassados pelo regime militar, mas voltou às atividades políticas durante a redemocratização.
O “Mestre de Obras”, como era conhecido, era filiado ao MDB desde 1967, e foi relator no Congresso Nacional do atual Código Brasileiro de Aeronáutica. Nos últimos anos, trabalhou na reforma e elaboração do texto, ainda pendente de votação.
No Senado, foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no biênio 2015-16.
Por conta do tratamento da covid-19, o senador se licenciou do cargo em janeiro. Assumiu em seu lugar a primeira suplente, Nilda Gondim, também do MDB. O corpo será levado para Araruna, no interior da Paraíba, onde será enterrado.
O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), lamentou a morte do parlamentar licenciado.
Nesse momento de dor para o povo paraibano, lamentamos profundamente a perda e declaramos luto oficial na Paraíba. Presto minha solidariedade e o mais profundo pesar aos familiares, em especial a desembargadora Fátima Bezerra, seus filhos e netos.
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) February 9, 2021
O senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues (Rede), ressaltou a história de José Maranhão na política brasileira.
O Senador Josė Maranhão era no Senado o único Senador remanescente do Golpe militar de 1964. Ele foi cassado pela ditadura e ajudou na fundação do MDB. Tem parte muito importante na nossa história! #Luto
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) February 9, 2021
É com profunda tristeza que recebo a notícia de que perdemos o senador José Maranhão. Quase 70 anos de vida dedicada ao serviço público. À família, aos amigos, aos paraibanos e aos inúmeros admiradores do Zé por todo o Brasil, a minha total solidariedade.
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) February 9, 2021
Lamento profundamente a morte do senador José Maranhão, que lutou bravamente contra esse inimigo invisível chamado covid-19. Desejo à família que receba o consolo necessário nesse momento de imenso pesar. Um dia triste para a política e para a nossa Paraíba! pic.twitter.com/xofXulsHFZ
— Aguinaldo Ribeiro (@depaguinaldo11) February 9, 2021
Lamentamos profundamente a morte do senador José Maranhão (MDB-PB), mais uma vítima da #Covid no Brasil. Ex-governador e constituinte, Maranhão tem um legado em defesa da democracia e do povo paraibano. Para todos seus familiares e amigos, pedimos muita luz e fé em Deus.
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) February 9, 2021
Imensa tristeza receber a notícia da morte do senador José Maranhão, do MDB da Paraíba, estado irmão de Pernambuco. Um grande quadro da política, 2° membro do @SenadoFederal vitimado pelo Covid, assim como Arolde de Oliveira. Meus sinceros sentimentos à família e aos paraibanos.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 9, 2021
É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do senador José Maranhão (MDB-PB). Um defensor do nordeste. Que os parentes e amigos encontrem conforto e paz. Meus sentimentos a todos e ao povo da Paraíba.
— Cid Gomes (@senadorcidgomes) February 9, 2021
Meus sentimentos à família e amigos do senador José Maranhão, grande nome da política nacional e paraibana com quem tive a honra de conviver no Senado. Que Deus o acolha em paz e dê serenidade aos que ficam.
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) February 9, 2021
Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do senador José Maranhão, o decano do Senado nessa legislatura. Convivi de perto com o senador Maranhão, especialmente quando ele presidiu a CCJ, entre 2015 e 2016, logo quando cheguei ao Senado e tornei-me titular da comissão. pic.twitter.com/LmcY5vrWFe
— Antonio Anastasia (@Anastasia) February 9, 2021
Recebi com muita tristeza a notícia sobre a morte do meu amigo, senador José Maranhão. Sua experiência na política e sua luta em defesa da democracia sempre será um exemplo para todos nós. Minha solidariedade aos familiares e amigos
— Romero Jucá (@romerojuca) February 9, 2021
Com pesar recebo a notícia do falecimento do sen. José Maranhão vítima da COVID-19. Liderança importante no Congresso, @josemaranhaopb contribuiu substancialmente para o desenvolvimento da #Paraíba e do nordeste do #Brasil.
Condolências à família, aos amigos e ao povo paraibano. pic.twitter.com/4OQkjvs9de— Omar Aziz (@OmarAzizPSD) February 9, 2021
A morte de José Maranhão, ceifado pela Covid-19, deixa uma lacuna no Senado. Ele sempre estava presente em temas de interesse da população. Homem íntegro, cordial, de aguçado senso crítico, d um amor infinito pelo seu estado e pelo país. Solidariedade aos familiares e aos amigos.
— Paulo Paim (@paulopaim) February 9, 2021
Morreu José Maranhão. O decano no Senado Federal, com mais de 70 anos de vida pública, foi forte como um bom paraibano, mas não resistiu mais à luta que travou contra as complicações do COVID19. Nossos profundos sentimentos de pesar à familia e aos irmãos e irmãs da vizinha PB.
— Senador Jean (@senadorjean) February 9, 2021
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador José Maranhão. Integrante do MDB desde 1967, ele teve uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação em todos os cargos que ocupou. Neste momento de luto, me solidariza com seus familiares e amigos.
— Jarbas Vasconcelos (@Jarbas156) February 9, 2021
Nosso mais profundo pesar pela morte do senador José Maranhão, mais uma perda irreparável causada pela covid-19. pic.twitter.com/5WiwhVWFqt
— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) February 9, 2021
A parte as divergências políticas @josemaranhaopb sempre foi um colega cordial e respeitoso. Convivi com ele no Senado e sempre o respeitei. Fiquei triste com sua morte. Deixo a família e amigos meus sentimentos e solidariedade https://t.co/gGn4K8qVQw
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 9, 2021
Minhas condolências à família!!
Senador José Maranhão morre de covid-19 https://t.co/y9UcOkHZgi— Vanessa Grazziotin (@vanessa_grazz) February 9, 2021
Meus mais profundos sentimentos de pesar a toda família, amigos e correligionários de José Maranhão pela sua passagem para a eternidade.
É mais uma vítima dessa doença maldita, a Covid-19.
A Paraíba perde um político de vida pública admirável, que deixa um grande legado. pic.twitter.com/nKCxMofZTq— Dep. Frei Anastácio (@freianastaciopt) February 9, 2021
Maranhão é o segundo senador morto pela covid-19. Em outubro, o vírus matou o senador pelo Rio de Janeiro Arolde de Oliveira (PSD), que havia minimizado os efeitos da doença.
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook
O post Colegas repercutem morte do senador José Maranhão, vítima de Covid-19 apareceu primeiro em Pragmatismo Político.