O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) protagonizou uma cena tragicômica na tarde desta quarta-feira (12) na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.
O parlamentar, que ficou famoso por quebrar uma placa de Marielle Franco, apresentou um requerimento para a convocação do jornalista Glenn Greenwald para prestar esclarecimentos sobre as conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da República que atuam no âmbito da Operação Lava Jato.
Alguns minutos depois, porém, o próprio Silveira mudou de ideia sobre o requerimento. O motivo? Os deputados da oposição presentes na comissão apoiaram a convocação de Greenwald sem ressalvas.
Ao perceber que tinha feito besteira, Daniel Silveira tentou retirar de pauta o requerimento, mas não conseguiu. O deputado bolsonarista Luís Miranda (DEM-DF) disse que estava em outra comissão e foi chamado para “salvar” Daniel Silveira.
Miranda resumiu a confusão ao dizer que os deputados planejavam votar a favor da convocação de Greenwald, mas que “se a esquerda gostou, é porque é ruim”, passando então a defender a retirada. A situação gerou constrangimentos e também gargalhadas na sessão.
A presidência da Comissão chegou a avisar que iria abrir a votação, mas o deputado Daniel Silveira (PSL) foi salvo pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que abriu a ordem do dia no plenário. Com isso, todas as comissões precisam encerrar os trabalhos.
Ao declarar apoio ao requerimento, a deputada oposicionista Perpétua Almeida (PCdoB) disse, sorrindo: “voto com o meu grande amigo Daniel Silveira”.
“Olha, um membro do governo queria trazer o jornalista Glenn para cá. No final das contas, eles se deram conta de que isso não era bom para o governo porque o jornalista ia falar das traquinagens do Moro. E nós queríamos votar, mas eles não deixaram. A gente queria apoiar, pasmem, um membro do governo”, explicou a deputada.
“A bancada do PSL protagonizou mais um papelão. Apresentou requerimento para convocar Glenn Greenwald à Câmara mas, percebendo que apoiamos a iniciativa, decidiram retirar às pressas. Eles têm medo do quê?”, questionou a deputada Sâmia Bomfim.
O erro de estratégia do deputado Silveira também virou piada nas redes sociais. “Um dos momentos mais patéticos da semana (ou do mês ou do ano): deputados bolsonaristas apresentam requerimento para convocar @ggreenwald para prestar depoimento. A esquerda apoia a ideia. Aí os caras se dão conta de que dariam voz ao jornalista e retiram a proposta”, escreveu o cineasta Pablo Villaça.
Ao saber da trapalhada, o jornalista Glenn Greenwald se manifestou através de um vídeo:
Porque o PSL retirou o convite pra discutir nossa reportagem lá em Brasília? Eu já estava – e continuo – pronto pra ir pic.twitter.com/rAXcdpKvN8
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) June 12, 2019
Fico feliz em discutir com o Congresso Nacional nossa reportagem e o comportamento do Ministro Moro, @deltanmd e a força-tarefa da Lava Jato. Da próxima vez, deputado, não retire o seu convite. Apenas avise-me saber quando você gostaria fazer a audiência. https://t.co/Y69fYJcnuK
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) June 12, 2019
Um dos momentos mais patéticos da semana (ou do mês ou do ano): deputados bolsominions apresentam requerimento para convocar @ggreenwald para prestar depoimento. A esquerda apoia a ideia. Aí os caras se dão conta de que dariam voz ao jornalista e retiram a proposta. HAHHAHAHAA
— Pablo Villaça (@pablovillaca) June 12, 2019
Base: "o @ggreenwald tem que vir aqui se explicar".
~ apresenta o requerimento.Oposição: "tá bom".
Base: "não, vocês querem dar palanque a ele".
~ pede pra tirar o requerimento.— Ivan Brandão (@ibrandao) June 12, 2019
Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook
O post Bancada do PSL convoca e desconvoca Glenn Greenwald no mesmo dia apareceu primeiro em Pragmatismo Político.