Em seu primeiro ato como presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) visitou o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), na manhã desta quinta (14) para agradecer o apoio do partido a sua eleição. Em seguida, ele tentou visitar outros congressistas mas não encontrou ninguém nos gabinetes.
De acordo com Maia, a sua vitória foi construída no último domingo (10) em uma reunião com Aécio, o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), que acompanhou a visita nesta manhã, e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).
“Eu não podia deixar de, assim que saísse de casa hoje, visitar quem construiu comigo na base essa vitória. E essa vitória eu devo, claro, a todos, mas na origem ao senador Aécio Neves que foi quem, por ter sido presidente da Câmara e por conhecer o processo legislativo, quem me ajudou a compreender e costurar as alianças”, disse Maia após o encontro.
Maia reafirmou que pretende unir a base de apoio ao governo para restabelecer o pleno funcionamento da Câmara. Ele venceu a eleição contra o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), aliado do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e que tinha o apoio do chamado “centrão” e ala do PMDB. Maia obteve apoio de PSDB, DEM, PPS e PSB para derrotar o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), candidato do ‘centrão’, por 285 votos contra 170.
“Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. É fundamental que Câmara e Senado voltem a ter um diálogo saudável, o que deixamos de ter há muito tempo”, disse Maia após visita ao senador Aécio Neves (PSDB-MG).
No Facebook, Aécio falou sobre o encontro com Maia:
“Recebi, hoje pela manhã, a visita do novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em meu gabinete no Senado, em sua primeira agenda no cargo. Ele continuará tendo o apoio do PSDB para trabalhar para que a Câmara dos Deputados atue como deve: com respeito à oposição e possibilitando o amplo espaço para o debate político. Entreguei a ele a PEC 36/2016 que foi apresentada, ontem, por mim e pelo senador Ricardo Ferraço. A PEC propõe o fim das coligações proporcionais e estabelece cláusula de barreira, para assegurar que apenas partidos com representatividade possam existir”, publicou o tucano.
Na noite da votação, em seu discurso, o novo presidente da Câmara elogiou Aécio, que já presidiu a Casa.
“Dentre as biografias que a presidência da Câmara ajudou a escrever, não esqueceria o meu amigo e senador Aécio Neves, eleito numa quadra não tão adversa, nem complexa como a atual, mas que remou contra a maré da própria base de apoio governo de seu partido. Aécio construiu pontes com todos os atores centrais de todas as legendas, deixou o posto aclamado e respeitado, conduziu a Casa com espírito republicano”, disse Rodrigo Maia, nesta quarta.
Na tarde desta quinta, Maia encontrou o presidente interino Michel Temer e prometeu trabalhar junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
com informações de Folhapress e Jornal do Brasil
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook
O post Rodrigo Maia visita Aécio Neves em 1º ato como presidente da Câmara apareceu primeiro em Pragmatismo Político.