Quantcast
Channel: Política – Pragmatismo Político
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1077

João Campos e os autores pernambucanos no Enem do Roda Viva

$
0
0
João Campos autores pernambucanos Enem Roda Viva
João Campos no Roda Viva

Moisés Mendes*, em seu Blog

Na entrevista ao Roda Viva na segunda-feira, o prefeito reeleito do Recife, João Campos, atrapalhou-se e deu uma vacilada quando a jornalista Maria Cristina Carvalho perguntou quais foram os três livros que ajudaram a formar a sua visão de Brasil.

Citou ‘Por que as nações fracassam’, do americano Daron Acemoglu e do britânico James A. Robinson, de 2012, que ganharam o Nobel de Economia este ano.

É óbvio que não se trata de um livro sobre o Brasil, mesmo que aborde questões mundiais. Maria Cristina ouvia os comentários do moço meio espantada, com a testa franzida.

Campos respondeu, exaltando a importância das instituições para que os países sigam em frente sem solavancos, um dos temas do livro, e deu o assunto por encerrado.

A jornalista lembrou que pedira três livros e insistiu, como se fosse elaboradora de prova do Enem: e os outros dois? Ele tentou desconversar e citou então ‘Utopia para realistas’, do historiador holandês Rutger Bregman.

Explicou que costuma ler livros sobre políticas públicas e instituições “no momento contemporâneo”. Percebia-se que ele ganhava tempo, depois de citar o segundo livro, e olhava o celular colocado ao lado da perna, como se tentasse espiar uma cola enviada por alguém.

E a última obra, apenas citada, sem comentários, foi a trilogia sobre Getúlio Vargas, de Lira Neto. Esta sim ajuda na compreensão do que é o Brasil República. Mas os jornalistas não se interessaram pelo assunto e ficamos sem saber o que ele teria a dizer.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Apenas como observação, Campos poderia ter citado livros monumentais, de pernambucanos, como ele. Duas obras incluídas na maioria das listas dos 10 mais importantes livros para a compreensão do Brasil. ‘Casa Grande & Senzala’, de Gylberto Freire, e ‘O Abolicionismo’, de Joaquim Nabuco.

Mas o registro aqui é apenas como curiosidade. Campos tem apenas 30 anos e ninguém pode cobrar dele o que nem Sergio Moro tem a oferecer sobre leitura de livros. Mas se tivesse citado esses dois ou João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira ou Mario Pedrosa, teria arrasado.

O moço do PSB mostrou na entrevista por que é um dos fenômenos recentes da política brasileira. Talvez tenha faltado um pouco de sal, pelo excesso de preocupação em ficar bem com todo mundo.

Mas ficou evidente que é um bisneto em condições de levar adiante a história de Miguel Arraes, mesmo que, claro, não esteja sentado à esquerda do bisavô.

É um político de centro, que alguns consideram de centro-esquerda, com um vasto caminho pela frente. O namorado de Tabata Amaral é antifascista, antibolsonarista e do mesmo Pernambuco de Lula. Tem talento como gestor e é bom de conversa.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. É autor do livro de crônicas Todos querem ser Mujica (Editora Diadorim).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: pragmatismopolitico@gmail.com

O post João Campos e os autores pernambucanos no Enem do Roda Viva apareceu primeiro em Pragmatismo Político.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1077